terça-feira, 22 de novembro de 2011

No vai e vem da Moda o jeans passeia pelas décadas e protagoniza muitos flashbacks.


Jeans ou calças de ganga é o nome de um tipo de calça. O jeans começou a ser fabricado em 1872 na França. Em princípio, quem importava esse tecido era a Itália, para confeccionar os uniformes dos marinheiros que trabalhavam no porto de Gênova. Esses genoveses, chamados de "genes" pelos franceses, acabaram também ganhando créditos dos norte-americanos, que o apelidaram de "jeans". Levi Strauss foi quem criou o jeans nos Estados Unidos no ano de 1853 para atender garimpeiros da Califórnia. Os rebites de reforço foram patenteados em 1873 por Levi Strauss e Jacob David. Tachinhas de cobre foram utilizadas para dar uma maior resistência aos bolsos que não estavam resistindo ao peso colocados neles. Os pontos críticos das calças foram reforçados, tornando-as mais duráveis.


1970

Na década do "paz & amor", a boca das calças ficou superampla e ganhou nomes como boca de sino e pata de elefante.





1980

O hit é a clochard, com cintura franzida e pernas amplas, que voltou em 2009. A logomania também entra em cena e as etiquetas ganham destaque.



1990

O cós baixo é destaque. A década também viu ressurgir o jeans skinny, que viajou dos anos 1950 para 1998 na companhia de Kate Moss.





2000

Vale tudo: boot cut, skinny, pantalona. O boyfriend, no entanto, é o queridinho das meninas mais antenadas.





Yara Valentini*

Um comentário: